Goiás assume vanguarda com 100% de emissão do RG Nacional

Leitura obrigatória

A partir do próximo dia 30, Goiás vai alcançar 100% de emissão do RG Nacional Goiás para todos os interessados. Assim, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como modelo do registro geral valerá para todas as novas carteiras de identidade emitidas. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira, 23, em solenidade no auditório Mauro Borges, do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O RG Nacional Goiás reforça o compromisso do governo estadual com a modernização e a melhoria dos serviços de identificação. “Nós estamos primando em facilitar a vida dos goianos, para não ficar perdendo tempo com a burocracia”, afirmou Caiado.

Caiado ainda recapitulou os avanços de Goiás na área. “Quando recebi o governo, nós éramos o último lugar em digitalização de serviços à população. Hoje nós somos o segundo lugar e espero que, na avaliação de 2023/2024, estejamos no primeiro lugar no Brasil em oferta de serviços à população”, projetou.

RG NACIONAL

 De agora em diante, todas as novas identidades emitidas em Goiás, inclusive as segundas vias, passam a ser com o novo modelo. Os cidadãos que quiserem atualizar o documento já podem agendar o atendimento nas unidades do Vapt Vupt e providenciar a troca. Goiás vai ser o primeiro estado a virar a chave e dar 100% de operacionalidade no RG nacional. Nenhum outro estado do Brasil conseguiu isso”, celebrou o delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga.

O modelo já era adotado no estado desde agosto de 2022, mas somente em primeira via para pessoas que ainda não possuíam o documento. Até o momento, Goiás já emitiu 144 mil novos RGs Nacional Goiás em primeira via.

Essa medida visa simplificar e agilizar a obtenção da identificação oficial, empreendendo maior eficiência e celeridade às etapas que antecedem a emissão do RG Nacional Goiás, além de proporcionar comodidade aos cidadãos beneficiados.

APLICATIVO

 Outra novidade que chega é um aplicativo que, entre outras coisas, dará acesso à via simplificada do documento. Além do aplicativo oferecer a via simplificada, que vai contemplar aproximadamente 3 milhões de pessoas em Goiás, ele também traz a via digital ou virtual.

MODELO ÚNICO

 A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é emitida em modelo único e com validade para todo o território nacional. Ela unifica possíveis números de registro que existam em cada uma das 27 unidades da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes.

O modelo anterior tem validade até 2032, portanto, a transição pode ser feita de forma gradual e contínua. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.

Com informações da Secom/Governo de Goiás

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos