A Junta de Serviço Militar (JSM) de Valparaíso de Goiás segue atuante em suas atividades e como parte do seu aprimoramento recebeu nesta quinta-feira, 19, a Visita de Orientação Técnica (VOT), do Delegado de Serviço Militar do Exército, 1º Tenente Cláudio Marcio da Silva. O Objetivo da visita foi verificar o trabalho realizado pela Junta em sintonia com os processos administrativos realizados pelo Posto de Recrutamento Militar (PRM), sediado em Brasília/DF.
Essa Junta de Valparaíso atende os cidadãos de Valparaíso e da Cidade Ocidental, que ainda não possui um posto próprio. Para o tenente Silva, as Juntas são de extrema importância para o trabalho cívico-militar das cidades e um braço do Exército que auxilia no alistamento dos jovens e nas questões de pendências militares em todo o país.
A Constituição Brasileira em vigor determina que todos os brasileiros (natos, naturalizados, ou por opção) estão obrigados à prestação do Serviço Militar (§§ 1º e 2º do artigo 143 da Constituição Federal); todo brasileiro do sexo masculino, no ano em que completar 18 anos de idade ou que completou e ainda não realizou o alistamento, está obrigado a realizar o Alistamento Militar na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência no período de 2 de Janeiro a 30 de Junho.
Durante todo o ano são desenvolvidos vários trabalhos e atendimentos na JSM, tais como processos de emissão e entrega de documentos de serviço militar, além das cerimônias de juramento à bandeira. Ainda na ocasião, o militar esteve com o Ouvidor Geral do Município, Luiz Henrique Souza e registrou elogio na Ouvidoria Geral pelo trabalho da Junta e pediu que transmitisse ao prefeito Pábio Correia Lopes a sua gratidão pela unidade, além de parabenizar o desempenho dos servidores lotados na Junta, Enoque Justo, Thamara Uchoa, Joel Silva e o estagiário Kauã Cosme.