O governador Ronaldo Caiado (UB) se reuniu na noite desta quarta-feira, 23, com parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional para fomentar o diálogo sobre demandas que envolvem o desenvolvimento do estado. O encontro reuniu cerca de 15 parlamentares, entre deputados e senadores, na Sala de Reuniões de Líderes da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Na reunião, foram tratados vários assuntos, desde as receitas e dificuldades do Estado, ao apoio recebido com as emendas dos parlamentares. “De dois em dois meses eu quero estar aqui com a bancada, ouvindo e recebendo-os em Goiânia também. Essa é a prática política. Nós dependemos das emendas de bancada, principalmente na nossa área de saúde, que nós expandimos muito”, disse Caiado.
Desde 2019, o governo vem ampliando o atendimento à saúde com a regionalização por meio das policlínicas e conclusão de obras e reformas de hospitais em vários municípios. Ao todo, foram construídas seis policlínicas: em Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos. Juntas, as unidades realizaram, somente no ano passado, mais de 200 mil atendimentos médicos e de multiprofissionais para a população do interior. Além disso, destaca-se a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA) para tratamento do câncer.
Regime de Recuperação Fiscal (RRF)
Outro assunto tratado na reunião foi o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), no qual Goiás está inserido desde dezembro de 2021. No início deste mês, após o Tesouro Nacional recomendar a exclusão de Goiás do RRF por entender que o Estado já teria atendido todas as condicionantes do regime, Caiado esteve em Brasília, em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendendo a permanência do Estado no regime. Na oportunidade, Caiado citou as perdas, como no ICMS dos combustíveis e energia elétrica, em torno de R$ 5 bilhões só neste ano. Ele pediu apoio da bancada na defesa da permanência necessária do Estado no RRF.
Líder da bancada goiana na Câmara, a deputada federal Flávia Morais reafirmou. “Alguns alegam que o Estado recuperou, mas na verdade o Estado enfrenta grandes perdas com a retirada do ICMS dos combustíveis. Então, nós precisamos manter esse regime para Goiás e vamos trabalhar também em demandas importantes, como o transporte coletivo da Região do Entorno”, frisou a deputada. Flávia Morais colocou ainda toda bancada goiana à disposição do governador para o diálogo, sempre que necessário. “Aqui nós somos apartidários, não tem briga política, todos trabalhamos juntos, unidos por Goiás”, finalizou.
Via Jornal Opção