O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado no dia 18 de maio. Pensando nisso, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás promoveu na manhã desta sexta-feira (17), a tradicional caminhada do Maio Laranja em alusão à campanha “Faça Bonito”, percorrendo as ruas do bairro Jardim Céu Azul.
A ação “Faça Bonito” tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar toda a sociedade a participar da luta em defesa aos direitos desse público alvo. O movimento, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar, reuniu diversas crianças, adolescentes, professores, autoridades locais e servidores de diversas pastas.
“Então, crianças, saibam que a estrela do dia hoje são vocês. Tudo que a gente aqui, todos esses adultos fazem aqui hoje, estamos aqui no sol, estamos aqui trabalhando, é porque a gente se importa com cada um de vocês. Tá bom? Então, a gente sempre vai estar aqui lutando pela integridade física e psicológica de vocês“, discursou a secretária de Educação, Natássia Gadêlha.
A mobilização “Faça Bonito” existe há 24 anos e para este ano de 2024, o foco é debater sobre os entraves e os desafios que envolvem a linha da Atenção/Atendimento Integral às crianças, adolescentes e suas famílias. O objetivo é abordar mais sobre as múltiplas necessidades para revisitar as políticas voltadas para o atendimento no país, além de destacar a data e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
“O dia de hoje é um dia que a gente tem que relembrar a comunidade, a finalidade da proteção das crianças. Então, peço a vocês que a gente tenha sensibilidade de ouvir nossas crianças. Além dos pais, a escola tem uma importância muito grande, é na escola que elas têm o apoio e o convívio com os professores e orientadores“, disse a secretária de Assistência Social, Josélia Leão.
O Disque-denúncia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem novo número: 100. O serviço é diário, inclusive feriados, das 8 às 22h. Disque 100 caso presencie algum tipo de abuso ou violência contra crianças e adolescentes.
Via Secom/PMVG