De olho no Entorno

Goiás registra aumento de jovens eleitores no 1º trimestre de 2024

Na balada da Justiça Eleitoral que promoveu do dia 18 de abril até o dia 22, a campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, dedicada ao voto dos jovens, o estado de Goiás alcançou a marca de 5 milhões de eleitores e eleitoras aptos a participarem das Eleições Municipais de 2024. A maior parte do eleitorado goiano se concentra na faixa etária de 45 a 59 anos.

Porém, as estatísticas apontou ainda que outro segmento vem se destacando: houve um crescimento significativo no número de jovens de 16 e 17 anos que tiraram o título de eleitor no primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) registrou mais de 17 mil novos alistamentos dessa parcela da população, o que representa um aumento de 38,91% em relação a 2023.

Todos os anos, especialmente em anos eleitorais, a Justiça Eleitoral faz uma série de ações junto à mídia, por meio de publicidade institucional, para incentivar o cadastramento do maior número possível de jovens, a fim de que já iniciem a participação na cidadania, mesmo que para essa faixa etária o voto seja facultativo.

Em celebração ao Dia do Jovem, que ocorreu no último dia 13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que as campanhas sistemáticas de incentivo ao primeiro voto e à emissão do título eleitoral são de suma importância para que os jovens saibam que ainda há tempo de irem aos cartórios eleitorais, para fazerem o alistamento com biometria, para que possam votar nestas Eleições Municipais.

O TSE também informa que o serviço está disponível para os jovens com 15 anos que vão completar 16 antes do primeiro turno das eleições Municipais de 2024, que acontece em 6 de outubro. Demais eleitores também têm até o dia 8 de maio para alterar seus dados, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou resolver pendências.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, as pessoas analfabetas e os maiores de 70 anos, e são obrigatórios aos maiores de 18 anos.

Da Redação

Sair da versão mobile