Por conta do aumento médio de 99,6% de casos confirmados de infecção por covid-19 nas últimas duas semanas, a Secretaria de Saúde de Valparaíso voltou a exigir o uso obrigatório de máscara de proteção facial por servidores, pacientes e demais visitantes em todas as dependências da rede pública de saúde da cidade. A Portaria determinando a obrigatoriedade das máscaras foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 23.
A Portaria leva em consideração ainda o surgimento de novas variantes, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentam maior chance de reinfecção. Outro fator relevante nessa nova determinação, foi a tendência da elevação de casos de doenças respiratórias, haja vista as condições climáticas.
Por fim, para respaldar o uso obrigatório das máscaras, a Secretaria de Saúde também se baseou na Nota Técnica nº 6, do Ministério da Saúde. A nota trata de recomendações e orientações sobre as medidas de prevenção e controle (especificamente sobre o uso de máscaras e tempo de isolamento) no contexto da covid-19, além de reforçar que as máscaras continuam sendo uma ferramenta chave contra o coronavírus.