Maria Caroline Fleury de Lima tomou posse ontem, dia 6, na capital goiana, como a nova Secretária do Entorno do Distrito Federal do Estado de Goiás, no Governo Caiado. Em seu discurso de posse afirmou que assume a pasta com o intuito de manter o diálogo entre o governo de Goiás, Governo de Brasília, prefeituras e demais autoridades.
A indicação de Maria Caroline foi de Flávia Arruda (PL), que esteve presente na posse da amiga. Essa proximidade de Arruda com Fleury de Lima já é de longa data. A titular da recém-criada SEDF foi chefe de gabinete da ex-deputada e também ocupou a Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República, na época em que Arruda foi ministra chefe da Secretaria de Governo na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e ex-candidata ao Senado pelo DF no ano passado.
O nome de Fleury não chegou a ser consenso entre todos os prefeitos da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), que queriam um nome de Goiás, mas agradou pelo menos ao prefeito de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos, o Carlinhos do Mangão (PL), que é do mesmo partido de Flávia Arruda. De acordo com uma fonte, em breve a nova secretária deverá se reunir com os prefeitos da AMAB para discutirem as questões da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).
A pasta foi criada a partir da Reforma Administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás. SEDF tem a finalidade de tornar mais eficiente o relacionamento entre os entes estadual, distrital e federal, em assuntos prioritários para a região.
Na posse, Fleury garantiu buscar identidade à região do Entorno e celeridade na solução de problemas, como o impasse sobre o preço das tarifas do transporte público, que teve reajuste recentemente. “O que se espera dessa nova secretaria é que faça as pontes do diálogo transversal entre todos os órgãos federais, estaduais e municipais na busca do que for melhor, especialmente para o cidadão goiano”, disse a titular.
Maria Caroline Fleury de Lima é formada em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB).
Pautas de prioridades da SEDF
- A expansão do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia;
- Buscar subsídios para evitar aumentos nas passagens;
- Buscar recursos no governo federal para investimentos em mobilidade urbana, geração de empregos, saneamento e infraestrutura para a região do Entorno.
Da redação com informações da Agência Cora Coralina de Notícias