Detran-DF publica calendário de licenciamento 2022

Leitura obrigatória

Os donos de veículos automotores com placa do Distrito Federal que residem no Entorno de Brasília devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pelo Departamento de Trânsito para renovação do licenciamento anual. O calendário com os limites de datas para que cada grupo de veículos esteja devidamente licenciado, de acordo com o algarismo final da placa foi publicado no Diário Oficial/DF desta quarta-feira, 24, por meio da Instrução nº 511/2022.

Pelo calendário, veículos cujas placas terminam em 1 e 2 têm até dia 30 de setembro para estarem licenciados; os de final 3, 4 e 5 têm até 31 de outubro; 6, 7 e 8 até 30 de novembro; e 9 e 0 têm prazo final para licenciamento em 31 de dezembro deste ano. A exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos eletrônico (CRLV-e) tem início sempre no 1º dia do mês subsequente ao prazo de licenciamento. Assim, a partir de 1º de outubro, os veículos de placa final 1 e 2 já devem portar o CRLV-e 2022 na forma digital ou impressa (em papel A4).

É importante ressaltar que, desde janeiro de 2021, não existe mais o CRLV impresso naquele papel verde. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementou o certificado somente na modalidade digital. Por isso, os Departamentos de Trânsito do país não enviam mais para a casa do proprietário o documento impresso, sendo necessário que o proprietário acesse a plataforma digital (Detran Digital) para emitir a versão digital, que pode ser impressa em papel A4.

Segundo o Detran/DF, até o momento 637.431 veículos renovaram o licenciamento anual de 2022. Para obter o CRLV-e, é necessário quitar todos os débitos relativos ao IPVA, junto à Secretaria de Economia; a taxa de licenciamento anual; eventuais débitos de serviços e multas de trânsito e ambientais vencidas.

Conforme dispõe o inciso V do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração gravíssima conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, penalizada com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recolhimento do veículo ao depósito. O CRLV-e é documento de porte obrigatório, conforme previsto no artigo 133 do CTB.

Da redação

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos