O Conselho Municipal de Educação passa a funcionar pelos próximos 60 dias nas dependências da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás.
O empréstimo do espaço, em caráter provisório, atendeu ao pedido dos representantes do órgão, por meio do presidente do Conselho Cláudio Hugo e, prontamente acolhido pelo presidente da Casa de Leis, Placido Cunha.
Os conselhos municipais de Educação estão presentes em 86% das cidades brasileiras. Com funções diversificadas, eles ajudam a estabelecer um maior controle da gestão municipal de ensino e, quando bem conduzidos, podem ser um importante pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.
Segundo Placido Cunha, os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da educação municipal e por isso devem ter um espaço adequado, com infraestrutura que possibilite as reuniões periódicas, para uma participação ativa nas decisões referentes ao aperfeiçoamento da educação. “O CME deve ter o seu espaço de decisões e, nesse sentido, não poderíamos deixar de acolhê-los imediatamente”, explicou.
Via Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás