Foi apresentado nesta quarta, 18, um projeto de Lei de autoria do vereador Alceu Gomes, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Assistência à pessoa portadora do Lúpus. Segundo o texto da matéria, à pessoa nessas condições fica garantida a assistência integral, ambulatorial e especializada, adotando todos os recursos necessários.
O lúpus é uma doença inflamatória crônica desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, que pode afetar órgãos como a pele, os rins e o cérebro. Entre os sintomas mais comuns estão dores articulares, sensibilidade exagerada ao sol e manchas avermelhadas na pele. A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a controlar as crises e a evolução da enfermidade.
Outros projetos apresentados na 105ª Sessão Ordinária:
PL de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – autoriza o Poder Executivo a incluir o Dia Laranja no calendário oficial de eventos do município, cujo objetivo visa promover a realização de atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual no âmbito de atuação do Poder Púbico Municipal.
PL de autoria da vereadora Professora Elenir – autoriza o Poder Executivo a implementar a Semana de Combate e Prevenção ao glaucoma e combate às diversas espécies de cegueiras. O Executivo Municipal poderá promover ações com objetivo de conscientizar e educar a população para a importância da prevenção das doenças que levam as diversas espécies de cegueira estimular as visitas periódicas ao oftalmologista e a realização de exames preventivos; divulgar dados e informações acerca do problema, a fim de reduzir sua incidência.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás/Texto: Juliana Gentila/Foto: Cleben Lopes