São vários os motivos que podem levar uma criança ou adolescente a abandonar os estudos regulares. Seja por desinteresse, dificuldade econômica ou de acesso à escola, negligência dos pais ou pela necessidade de ajudar na renda familiar, tendo que escolher o trabalho à escola.
Segundo um levantamento da organização Todos Pela Educação, o Brasil tem 244 mil crianças entre 6 e 14 anos fora das instituições de ensino (dados de 2021). Com o objetivo de combater o abandono – quando o aluno deixa de frequentar a escola ao longo do ano letivo – e também a evasão escolar, que acontece quando a criança ou o adolescente termina o ano letivo mas não renova sua matrícula para o seguinte, a Câmara de Valparaíso de Goiás acaba de aprovar um Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar.
Apreciado em três turnos, os vereadores aprovaram por unanimidade a proposta do vereador Flávio Lopes nesta sexta-feira, 29 de abril. Segundo o parlamentar, “o objetivo do projeto é aproximar a família do aluno de suas atividades escolares, de suas ambições pessoais, planos futuros e seu ambiente estudantil, além de promover atividades que aproximem os alunos e estreitem seus vínculos”, concluiu.
A matéria segue para aprovação do Executivo Municipal.
Via Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás/Texto: Juliana Gentila/Foto: Cleben Lopes