Em Valparaíso, PL de Placido Cunha sobre Política de Prevenção e Combate às Amputações em Pacientes Diabéticos é sancionado

Leitura obrigatória

O Projeto de Lei 180/2021, de autoria do vereador e presidente Placido Cunha (Avante), que cria a Política Pública de Prevenção e Combate às Amputações em Pacientes Diabéticos, foi sancionada pelo prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB). A sanção consta no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (21).

Agora, a lei municipal 1593/22 tem como objetivo instituir o direito ao portador de diabetes de ter os pés examinados em toda consulta médica, independente da especialidade, com encaminhamento a um podólogo devidamente registrado no Conselho Regional de Biomedicina, no caso de pés em risco, inclusive, de crianças.

A matéria prevê ações de divulgação para disseminar a prevenção e detecção contínua de lesões em fase inicial nos pés de pacientes diabéticos que possam levar ao risco de infecções e amputações, reduzindo os males à saúde de pacientes diabéticos.

“O diabetes é um dos problemas de saúde mais graves da atualidade, por ser uma doença com elevada taxa de morbidade e mortalidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das amputações realizadas no Brasil são decorrentes do diabetes e 85% por conta de feridas nos membros inferiores, o que representa em torno de 55 mil amputações por ano. Infelizmente, uma grave constatação. Com a sanção da lei, agora trataremos com mais afinco a doença em Valparaíso”, pontuou Cunha.

Em 2020, o Ministério da Saúde registrou a marca de 43 amputações de membros inferiores por dia, decorrentes de complicações da diabetes. Esses dados se referem à soma de 10.546 amputações feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro e agosto de 2020. A Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que o principal motivo que leva a essas amputações é a falta de cuidados com a doença, a causa mais comum para amputações de pés e pernas, com cerca de 60%.

Redação – De olho no Entorno

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos