Secretaria de Administração de Valparaíso entra no Setembro Amarelo

Leitura obrigatória

A campanha brasileira nomeada “Setembro Amarelo” teve início no ano de 2015, tendo como base o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é celebrado no dia 10 de setembro.

Com o objetivo de prevenir e conscientizar a todos, a Secretaria Municipal de Administração, que está sob o comando de Bonivone Gomes, entra na campanha, pois demonstrar apoio é fundamental para a redução dos números de suicídios e tentativas, principalmente, em Valparaíso de Goiás.

Para aqueles que precisam de apoio ou de uma conversa, podem contar com os participantes do movimento valparaisense, ou se preferir, entrem em contato no CVV- Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio e prevenção ao suicídio de forma voluntária e gratuita, 24h por dia, mas de forma sigilosa por meio de telefone ou e-mail. Precisou de ajuda disque 188.

Falar sempre será a melhor opção. Segundo organizadores desta iniciativa, a conscientização das pessoas pode previnir 9 em cada 10 situaçoes de atos suícidas. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O nosso país só perde para os Estados Unidos.

Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/Com as informações da Secretaria Municipal de Administração

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos