O Governo de Goiás recebeu, na manhã desta quinta-feira (24), 150.100 doses de vacinas contra Covid-19. A remessa com 100 mil unidades da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e 50.100 da Janssen, da Johnson & Johnson, será distribuída entre os municípios goianos ainda nesta semana. Metade do novo lote de Coronavac deve ser para primeira dose e o restante para reforço. Já as vacinas da Johnson & Johnson são dose única. Nesta sexta-feira (24), também desembarcam em território goiano mais 74.880 unidades da vacina da Pfizer.
“Acreditamos que vamos conseguir rapidamente avançar na faixa etária e podermos chegar ao mês de setembro com toda a faixa etária até 18 anos 100% vacinada”, projeta o chefe do Executivo estadual. Com essas remessas, Goiás totaliza 224.980 unidades recebidas nesta semana.
O carregamento desembarcou no Aeroporto Internacional de Goiânia às 10h15 e seguiu para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). No local é feita a conferência técnica dos imunizantes, e em seguida é iniciado o transporte. As vacinas da Janssen, de aplicação única, serão destinadas aos 24 municípios goianos com mais de 50 mil habitantes, conforme definição da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás.
Com o recebimento de novas doses, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, faz um alerta para que a população procure os postos conforme as regras de cada município. Em especial, ele pede para que os cidadãos voltem para tomar o reforço do imunizante. “As vacinas mostram grande eficácia para diminuir óbitos e as internações, o que é o grande objetivo”, pontua.
Para aumentar o ritmo de imunização, o Estado está em fase de aquisição de 142 mil doses da Sputnik V, produzidas pela Rússia. Atualmente, a estratégia adotada em Goiás é a de destinar 70% das vacinas para serem aplicadas por ordem decrescente de idade, e os outros 30% para os grupos prioritários.
Fonte: Secretaria da Comunicação – Secom