Na manhã desta segunda-feira (17/05), o Banco de Alimentos de Valparaíso de Goiás recebeu doações por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto é desenvolvido por meio de uma parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Emater Goiás via Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Os donativos foram garantidos por produtores locais e serão distribuídos prioritariamente para instituições conveniadas e para famílias cadastradas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Essa ação vai alavancar a agricultura familiar dentro do município. É um incentivo para os produtores. Tendo em vista o atendimento às instituições e as famílias que vivem em vulnerabilidade social”, informou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Zé Antônio.A agricultora Maria da Penha Helmer iniciou seu trabalho por prazer e hoje produz alface, couve e brócolis. “É bom porque a gente tem mais vontade de plantar e passar para quem precisa”, disse.Gabrielli Helmer trabalha com a mãe e conta da satisfação em participar a ação solidária. “Sempre estraga uma coisa ou outra, é importante saber que agora não vai mais desperdiçar”, contou a jovem.A agricultora Maria da Silva também é uma das participantes da iniciativa. “Para mim está sendo ótimo, é mais um recurso para a gente tocar o nosso serviço. Ter um lugar certo para trazer e distribuir, vai ser muito bom”, completou.
Os alimentos são doados de acordo com a produção dos pequenos produtores da cidade, diversificando a arrecadação com folhagens, verduras, biscoitos, entre outros.
O programa acontecerá pelo período de um ano (12 meses) e as instituições e famílias contempladas devem buscar os alimentos no Banco de Alimentos, que fica situado na 1ª Etapa do Céu Azul.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/Texto: Lizandra Costa