A Secretaria Municipal de Saúde de Cidade Ocidental informou, nesta segunda-feira (10), que foi iniciado o cronograma de vacinação da população com comorbidades.
Antes da vacinação, porém, as pessoas com essa condição de saúde devem procurar uma Unidade de Saúde de referência (a mais próxima da residência) e apresentar a documentação que comprove a comorbidade da qual é portadora (laudo ou relatório médico). A partir dessa comprovação será preenchido um formulário pelo profissional de saúde do município habilitando o paciente a receber a dose da vacina contra a COVID-19.
Vale destacar que nem todas as doenças (comorbidades) serão contempladas nesta primeira etapa. Daí a importância de a população comparecer a um posto de saúde e apersentar a documentação que comprove a sua condição de saúde. A lista das doenças com prioridades pode ser consultada no link abaixo.
ESTRATÉGIAS DE VACINAÇÃO
Os critérios de priorização para vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas serão em duas fases.
FASE 1 – serão contempladas – de acordo com a disponibilidade de doses – pessoas com Síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), com idade de 18 anos ou mais; gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais. Reforçamos que a vacinação de: pessoas com Síndrome de Dow; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades não seguirá o critério de vacinação por ordem decrescente de idade. Estão contempladas também na fase 1 pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
FASE 2 – vacinar proporcionalmente de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, seguindo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos; pessoas cm comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e independentemente de condições pré-existentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cidade Ocidental