Morre bispo emérito de Luziânia, Dom Afonso Fioreze

Leitura obrigatória

Morreu na manhã deste sábado, 6, em São Paulo, o bispo emérito de Luziânia (GO), Dom Afonso Fioreze. O bispo de 78 anos, era da Congregação Passionistas e conduziu a Diocese de Luziânia por 13 anos, até ocorrer a sua renúncia por idade, em julho de 2017.

Fioreze nasceu em Rio Branco do Sul (PR), no dia 1º de julho de 1942 e foi ordenado Padre no mesmo município, em junho de 1970. Antes de seu episcopado, exerceu diversas funções dentro da Igreja, tais como: Vigário paroquial e dirigente da Pastoral da Juventude na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Colombo (1970 a 1971); Vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pinto Bandeira, Bento Gonçalves (RS); Dirigente de Liturgia e da Pastoral da Juventude; formador do Seminário Nicolini e diretor da Escola Cenecista (1972-1977); Vigário paroquial; dirigente da Pastoral dos Adolescentes, do Curso de Noivos, MFC e equipe de Finanças da paróquia São Paulo da Cruz, na cidade de Pinheiros-SP (1977-1993).

Na Congregação dos Passionistas foi superior da casa por seis anos; ecônomo provincial por nove anos; superior provincial por sete anos; Superior local da Congregação (Passionista) e vigário paroquial (1993-1997). Em 1993 foi transferido para Porto de Caxias, Itaboraí-RJ, Arquidiocese de Niterói, onde permaneceu como pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição e Reitor do Santuário de Jesus Crucificado.

Aos 5 de novembro de 2003, com 33 anos de presbítero, é nomeado para o episcopado, do qual recebe a ordenação em 15 de fevereiro de 2004, na cidade de Curitiba (PR), sob o lema por ele escolhido: “Passio Christi Urget” (A Paixão de Cristo nos impulsiona). Em 15 de setembro de 2004, foi indicado pelo Papa João Paulo II como segundo bispo diocesano de Luziânia, em substituição a Dom Agostinho Stefan.

Após a sua renúncia, Dom Afonso vivia atualmente entre os irmãos da Congregação da Paixão do Senhor e o seu falecimento ocorreu às 7h30 na comunidade do Calvário, no bairro de Pinheiros São Paulo Capital.

Da Redação

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos