Força-tarefa promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos passará por todos os bairros valparaisenses. A ação contou com o apoio de várias secretarias municipais
O Governo de Valparaíso de Goiás iniciou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Ação Cidade Limpa. O mutirão é promovido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, além de outros órgãos governamentais.
A abertura dos trabalhos aconteceu às 8h, nos bairros Parque Santa Rita de Cássia e Parque Marajó. A iniciativa que é considerada essencial pela Prefeitura, atenderá os quatro cantos da cidade de acordo com seu cronograma, assegurando benfeitorias como capina, roçagem, tapa-buracos, remoção de entulhos, manutenção da iluminação pública, poda de árvores e plantio de mudas.
O prefeito Pábio Mossoró (MDB) deu boas-vindas aos servidores envolvidos na iniciativa e desejou sucesso em suas atividades. “Este projeto, nós iniciamos lá atrás e vocês sabem disso. Nós trabalhamos em todos os bairros. Seguiremos executando toda a limpeza, com a capina e a roçagem. Também faremos a operação tapa-buraco, os serviços de iluminação, de poda de árvores e de fiscalização. A meta é deixar a cidade limpa, mas precisamos da colaboração dos servidores e da nossa população”, reforçou Mossoró.
A vice-prefeita de Valparaíso, Dra. Zeli Fritsche (PDT) deixou sua mensagem durante o pontapé inicial da Ação Cidade Limpa. Ela lembrou que a responsabilidade pela limpeza do município deve ser compartilhada, entre a gestão municipal e os cidadãos valparaisenses “Eu sempre digo minha gente. A frente da casa do cidadão é o espelho do que é dentro. Enquanto ele não se conscientizar, de que a frente e até o asfalto é responsabilidade dele, as coisas não irão mudar”, salientou a gestora. Ela também realçou o valor da participação de todos os colaboradores na operação.
Aproveitando o momento tão esperado pela comunidade, o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Dr. Marcus Vinícius Mendes, agradeceu a Deus pela oportunidade de trabalhar e deixar sua contribuição com a importante pasta. Ele também reconheceu a parceria dos órgãos municipais, em especial a Secretaria Municipal de Saúde. “Hoje, a SMS coloca a disposição do nosso mutirão, Agentes de Endemias e Agentes de Saúde, que são cruciais neste trabalho que realizaremos. Eles visitarão casas e falarão sobre a importância deste mutirão, além de conscientizar os moradores em relação à dengue, chikungunya e zika vírus. Principalmente, neste período de chuva que tem atrapalhado muito o nosso serviço. Porque o mato cresce, junta o entulho e acumula a água”, destacou Marcus.
Também prestigiando a retomada do projeto de limpeza urbana, o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Milton dos Reis, ratificou o apoio e a parceria da pasta gerida por ele. “É um prazer estar trabalhando junto da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Saúde, trazendo um pouco de conforto para os moradores do Parque Santa Rita e Marajó. Faremos o máximo para deixar essa região um brinco”, completou Milton.
População consciente
De acordo com Maria das Graças, moradora do bairro, a operação do Governo é vista com bons olhos pelos populares. “Este trabalho precisa despertar o interesse dos nossos vizinhos, que também são responsáveis pela limpeza e garantia de mais qualidade de vida para todos. Vamos conservar os serviços dessas equipes. Precisamos ter mais interesse e conscientização”, disse a mulher.
Segundo o jovem Eduardo Camargo, a Ação Cidade Limpa chega para atender uma reivindicação e trazer benefícios aos moradores da região. “Ficamos muito satisfeitos em presenciar essa mobilização de tantas pessoas. Eu peço aos meus amigos, familiares e conhecidos, que colaborem com a limpeza do bairro”, finalizou o morador do Parque Marajó.
Da redação, com informações da Assessoria de Comunicação da PMVG