Vacinas CoronaVac e Oxford é aprovada por unanimidade pela Anvisa

Leitura obrigatória

Agência autorizou neste domingo o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo (17) por unanimidade de votos (5×0) o uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantã, e de Oxford/Astrazeneca – ambas contra a Covid-19.

A diretoria da Anvisa seguiu parecer de três gerências técnicas, que recomendaram o uso das vacinas.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em “Diário Oficial”.

Ao proclamar o resultado, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou: “A imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer. Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos. Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine”, declarou.

O pedido sobre a Coronavac foi apresentado em 8 de janeiro pelo Instituto Butantan e é referente a 6 milhões de doses importadas, produzidas pela farmacêutica chinesa Sinovac. O Butantan também desenvolve a vacina no Brasil.

O pedido sobre a vacina de Oxford foi apresentado também em 8 de janeiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é referente a 2 milhões de doses importadas do laboratório Serum, da Índia, que produz a vacina desenvolvida pela Universidade do Reino Unido e pelo laboratório AstraZeneca. A Fiocruz também desenvolve a vacina no Brasil.

Da redação, com informações de Brasília Capital

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos