No DF, cirurgias eletivas continuam na rede pública de saúde

Leitura obrigatória

Reabertura de 20 leitos no Hran, que garante a retomada de tratamentos, marca o início da reestruturação do sistema

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) reabriu, na manhã desta segunda-feira (11), o centro para cirurgias eletivas, que estava fechado desde março de 2020.

Assim, a unidade de saúde começará a diminuir a fila de espera de pacientes que aguardam para operações não emergenciais na rede pública. Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou 20 leitos no hospital, sendo dez de UTI e dez da enfermaria cirúrgica.

A expectativa do governo é que, com a reabertura do centro cirúrgico, as filas de pessoas que esperam por uma cirurgia eletiva comecem a diminuir. Há cerca de 2,5 mil pacientes vasculares e outros 5 mil à espera de cirurgias no Hran. São consideradas cirurgias eletivas aquelas que podem ser postergadas por até um ano sem causar grandes problemas ao paciente.

“Elas serão reativadas aos poucos, mas precisamos operar esses pacientes que já estão regulados e esperando na fila. Este é o início da reestruturação de todo o hospital”, destaca o superintendente da Região de Saúde Central  – que coordena todos os centros de saúde das asas Sul e Norte, mais Lago Norte e Varjão –, Luciano Gomes.

“Este é o início da reestruturação de todo o hospital”, Luciano Gomes, superintendente da Região Central de Saúde

Fonte: Agencia Brasília

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos